sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

O que você precisa saber sobre a Igreja - Parte 2



OS DOIS ASPECTOS DA IGREJA

Como já enfatizamos inúmeras vezes, toda verdade na Bíblia tem dois lados. Isso também é verdade com respeito à igreja. A igreja tem dois aspectos: o aspecto universal e o aspecto local. Universalmente a igreja é unicamente uma. Entretanto, localmente a igreja é expressada em muitas cidades. Assim, a igreja universal única torna-se as muitas igrejas locais. Deus é expressado em Cristo, Cristo é expressado na igreja e a igreja é expressada nas igrejas locais. Se não houvesse Cristo, Deus então não seria prático para nós. Seríamos como os judeus que guardam a doutrina de Deus, mas não têm Cristo. Como resultado, Deus é para eles um mero termo; Ele não é prático. O Deus prático é o Deus expressado em Cristo porque Cristo é a expressão prática de Deus. Separado ou fora de Cristo, ninguém pode ter Deus. Entretanto, se você tiver Cristo, então terá Deus. Onde está Cristo? Doutrinariamente falando, você pode responder: “Cristo está nos céus.” Mas se Cristo estivesse somente nos céus, como poderíamos contactá-Lo? Nesse caso, Ele seria doutrinário para nós, sem ser prático. Com certeza, precisamos dizer que hoje Cristo está na igreja. Toda vez que você toca a igreja, toca Cristo. Se tem a igreja, então você tem Cristo. Pela palavra “igreja”, não me refiro a uma construção com um campanário e um sino. Refiro-me à igreja real, que é a expressão de Cristo.

ONDE ESTÁ A IGREJA?

Embora muitos cristãos estejam falando acerca da igreja, precisamos perguntar-lhes onde está a igreja deles. A maioria dos cristãos não ousa dizer que a igreja está na Igreja Católica Romana ou em alguma denominação. Cinqüenta anos atrás eles podem ter tido a audácia de dizer isso, mas hoje não mais, porque a luz da verdade está brilhando nas trevas, e os olhos estão sendo abertos para ver que o catolicismo e as denominações certamente não são a igreja. Tampouco teria alguém a ousadia de asseverar que um grupo livre é a igreja. Grupos livres são grupos livres; não são a igreja. Uma maçã é uma maçã e um pêssego é um pêssego. Você não pode chamar um pêsscgo de maçã, pois tudo tem de ter seu próprio nome. As denominações são denominações, os grupos livres são grupos livres e a igreja é a igreja. Por isso, ainda estamos com a indagação: onde está a igreja?
Muitos, achando difícil responder a essa pergunta, podem replicar: “A igreja é celestial e espiritual, e todos os cristãos estão nela.” Isso soa bem e tenho ouvido isso muitas vezes. No passado, as pessoas que falavam comigo não ousavam dizer que a igreja está no catolicismo, nas denominações ou nos grupos livres. Elas foram iluminadas para ver que nenhuma dessas coisas é a igreja. Por isso, elas dizem: “A igreja inclui todos os salvos. Por isso ela tem de ser celestial e espiritual; ela não está na terra.” Eu, entretanto, quero algo prático. Não fale de dinheiro se você não tem nem mesmo um cruzeiro. Prefiro que você me dê um cruzeiro do que falar em vão sobre um bilhão de cruzeiros. Portanto, para com aqueles que dizem que a igreja é meramente celestial e espiritual, eu sempre insisto nesta pergunta: “Onde está a sua igreja? Você diz que a igreja inclui todos os salvos. Você não é salvo? Tenho certeza de que você é um querido irmão. De acordo com a sua definição de igreja, todo salvo está na igreja. Exatamente agora, onde está a sua igreja?” Ao falar-lhes dessa maneira franca, eles não ousam dizer: “A minha igreja é a ‘igreja’ metodista.” Numa conversa trivial eles podem dizer que vão à “igreja” metodista, mas quando se chega à verdade concernente à igreja, ninguém ousa falar dessa maneira. Qualquer um que fale dessa maneira, imediatamente perderá sua causa. Bem no íntimo, eles sabem que nem a denominação metodista ou qualquer outra denominação é a igreja. Achando difícil responder minha pergunta de um modo claro, muitos têm dito: “Irmão Lee, a igreja é celestial e espiritual, mas ainda estamos na carne e na terra. Embora sejamos salvos e pertençamos à igreja, a igreja não está aqui hoje. É impossível ter-se algo tão celestial e espiritual na terra hoje. Temos de esperar até irmos para o céu, então seremos todos espirituais e estaremos no aspecto prático da igreja.” Minha resposta a esse argumento é muito simples: “Irmão, se for este o caso, então não vamos falar mais sobre a igreja. De que adianta fazer isso? De acordo com a sua argumentação, não pode haver igreja na terra hoje, mas somente no céu no futuro.” Depois de ouvir isso, eles têm dito: “Oh! não quero dizer isso.” Respondo, então: “Por favor, diga-me o que você quer dizer ao afirmar que a igreja é celestial e espiritual, e que não pode ser encontrada entre os seres humanos na terra. Isso não quer dizer que não há igreja na terra hoje? Você disse que a igreja inclui todos os crentes. Uma vez que inclui você, diga-me, por favor, onde a igreja está. Não quero doutrina. Sou como uma pessoa faminta que quer algo para comer. Não estou pedindo um farto jantar. Tão-somente dê-me uma fatia de pão. Você diz que a igreja é celestial. Essa é a natureza da igreja. Mas onde a igreja está localizada? Irmão, pela sua própria palavra está claro que, falando do aspecto prático, você não está na igreja, porque se estivesse na igreja de um aspecto prático, você imediatamente me diria onde está a igreja. Diria: ‘Esta é a igreja na qual estou’. Irmão, precisamos ser práticos.”

Retirado do livro: "O que você precisa saber sobre a Igreja" de W. Lee 

Nenhum comentário:

Postar um comentário