sábado, 2 de junho de 2012

Permanecer no Ensinamento dos Apóstolos

(2Tm.1:15). Isso significa que as igrejas estabelecidas por Paulo na Ásia o abandonaram. Os santos naquelas igrejas não abandonaram o próprio Paulo; em vez disso, eles se desviaram do seu ministério, o ensinamento dos apóstolos que ele pregava. Tudo o que Paulo pregara a eles, tudo com o que ele os havia alimentado, tudo o que ele lhes havia ensinado, e tudo o que ele lhes havia mostrado foi totalmente abandonado por eles. A primeira coisa que aconteceu na degradação da igreja foi o fato de eles abandonarem o ensinamento dos apóstolos. Se todos nós hoje, na restauração do Senhor, não nos importarmos com o ensinamento dos apóstolos pregado pelo irmão Watchman Nee e por mim, a igreja e a restauração do Senhor cairão em degradação. Permanecer no ensinamento dos apóstolos é uma tremenda graça. (Presbíteros e Cooperadores - Quem São Eles?, p. 54, Witness Lee)

Em 2 Timóteo 1:15, Paulo diz: "... todos os da Ásia me abandonaram." A Ásia Menor era uma província do Império Romano, longe de Roma onde Paulo, que estava na prisão, escrevia a epístola a Timóteo. Quando disse que todos os que estavam na Ásia o haviam abandonado, Paulo não queria dizer que tinham abandonado a sua pessoa porque Paulo estava longe deles. Esse versículo indica que eles abandonaram o seu ministério. Entre as igrejas na Ásia estava a igreja em Éfeso, que fora totalmente estabelecida pelo ministério de Paulo, como está registrado em Atos 19. Eles receberam o evangelho, o ensinamento, a edificação e o estabelecimento do ministério do apóstolo Paulo, mas na época que ele era prisioneiro em Roma, todos eles abandonaram o seu ministério.

A segunda epístola de Paulo a Timóteo deve ter sido escrita em 68 d.C. Aproximadamente trinta anos mais tarde, o Senhor usou João para
continuar Sua revelação divina. O Senhor voltou a todas as igrejas na Ásia que haviam abandonado a Paulo. Por terem abandonado o ministério de Paulo, essas igrejas caíram em uma situação de total degradação. A degradação delas, como está registrado em Apocalipse 2 e 3, foi devido ao seu abandono do ministério adequado, e essa degradação começou com a perda do primeiro amor para com o Senhor, o que aconteceu em Éfeso (2:4), e terminou com a mornidão (3:16), a falta de Cristo. O Senhor como Cabeça da igreja está à porta da igreja degradada, batendo (3:20). Nessas sete epístolas em Apocalipse 2 e 3, o ponto mais marcante da degradação das igrejas foram os três ensinamentos: o de Balaão, um profeta gentio (2:14), o dos nicolaítas para construir uma hierarquia (2:15), e o da mulher, a assim chamada profetisa Jezabel, cheia de heresias e fornicação (2:20). Esses três ensinamentos penetraram sorrateiramente porque as igrejas haviam deixado o ensinamento do apóstolo. Por que o cristianismo se tornou degradado? Porque abandonou o ensinamento do apóstolo. Assim, todos os ensinamentos diferentes apareceram.

Em 1 Timóteo 1:3 e 6:3, Paulo advertiu a não ensinar diferentemente. Os santos deviam ensinar segundo o ensinamento de Paulo. Os da Ásia, definitivamente abandonaram o ensinamento de Paulo, e o resultado foi que receberam três ensinamentos heréticos. O ensinamento de Balaão (para adorar os ídolos), o ensinamento dos nicolaítas (para construir a hierarquia, até mesmo o sistema papal), e o ensinamento de Jezabel (para introduzir o fermento das coisas malignas, heréticas e pagãs na fina flor de farinha, que é Cristo — Mt 13:33) penetraram porque o ensinamento correto fora rejeitado. Trinta anos depois da última epístola de Paulo a Timóteo,

as igrejas tinham atingido tal ponto de degradação. É perigoso deixar ou abandonar o ensinamento do apóstolo, a revelação adequada. O Senhor veio nessas sete epístolas julgar as igrejas degradadas. Seus olhos eram como chama de fogo (1:14) para observar, sondar e iluminar, e de Sua boca saía uma afiada espada de dois gumes (1:16), que é Sua espada discernidora, julgadora, e aniquiladora (Hb 4:12; Ef 6:17). Eles abandonaram a palavra certa, de modo que o Senhor veio com essa palavra julgá-los. Os pés do Senhor eram como o bronze polido, como se tivessem sido refinados numa fornalha (1:15). Bronze prefigura o juízo divino (Êx 27:1-6). A vinda do Senhor às igrejas dessa maneira ajusta-se ao fato de terem abandonado o ensinamento do apóstolo e terem adotado diferentes ensinamentos.

Uma igreja era única, e foi altamente louvada pelo Senhor: a igreja em Filadélfia. O Senhor a elogiou muito e até a apreciava porque guardara a palavra (3:8). Isso quer dizer que ela não abandonara o ensinamento correto do apóstolo. Embora fosse fraca, o Senhor ainda a elogiou bastante, dizendo-lhe que tinha pouca força e que tinha guardado a palavra.

Abandonar o ensinamento correto é terrível, e resultará em degradação e em receber outros ensinamentos. Digo isso como advertência aos amados que não quiserem adotar o novo caminho. Rejeitar a revelação adequada, o ensinamento correto, dos líderes entre vocês é perigoso. Vocês estarão abrindo a porta para outros ensinamentos e sofrerão degradação. Espero que todos na restauração não se tornem seguidores daqueles da Ásia, que abandonaram o ministério de Paulo. Antes, espero que sigamos o padrão da igreja em Filadélfia: guardar a palavra do Senhor embora com pouca força. Guardemos a palavra do Senhor, que é permanecer nos ensinamentos do apóstolo,nas palavras saudáveis, na única revelação do Senhor com a liderança adequada. Então estaremos seguros. (Treinamento de Presbíteros, Volume 7: Unanimidade para o Mover do Senhor, pp. 148-151 Witness Lee).  Como já ressaltamos, Paulo disse a Timóteo que expusesse "estas coisas aos irmãos", referindo-se às coisas que escreveu nessa Epístola. Mas antes de expô-las aos outros, Timóteo precisava alimentar-se delas. Ele tinha de digeri-las, assimilá-las e ser saturado delas interiormente. Então ele seria capaz de expô-las aos irmãos. Hoje devemos seguir o exemplo de Timóteo e expor aos santos as coisas de que fomos alimentados pelo Senhor por meio do ministério. Como seria maravilhosa a vida da igreja se todos fizéssemos isso! Porém, se deixarmos de lado o ministério e buscarmos produzir algo diferente, poderemos dar lugar a ensinamentos diferentes. Timóteo não tinha intenção de ensinar nada além do que Paulo ensinava. Ele expunha aos irmãos o que recebera de Paulo.

A essa altura eu gostaria de dizer algo sobre meu encargo de publicar as mensagens dos Estudos-Vida. O alvo dessas mensagens é produzir mantimentos para as igrejas. Meu principal encargo não é "cozinhar" esses mantimentos espirituais; é produzi-los e fornecê- los às igrejas para que cada igreja seja um mercado bem abastecido, repleto de grande variedade de alimentos nutritivos. Se os líderes numa igreja expuserem aos santos as riquezas contidas nos Estudos-Vida, os santos serão nutridos em abundância. Tenho recebido muitas cartas testificando que isso realmente ocorreu. É fato na história da restauração do Senhor que toda igreja que segue o ministério é forte e abençoada.

 Mas as que negligenciaram o ministério e tentaram fazer algo por si mesmas fracassaram. Contudo, ao dizer isso, quero deixar bem claro que de modo algum insisto que as igrejas ou os santos leiam as mensagens dos Estudos-Vida. Repito, meu encargo é produzir mantimentos. As igrejas e os santos são livres para usá-los ou desconsiderá-los. Mas se os santos desprezarem os alimentos encontrados nessas mensagens, eu me pergunto de que eles se alimentarão. Somos o que comemos. Se comermos os "mantimentos" produzidos na religião, seremos parte da religião. Permita-me dizer com franqueza e honestidade que os líderes precisam tomar "estas coisas" e expô-las aos santos para alimentá-los. (Estudo-Vida de 1 Timóteo, pp. 85-86, Witness Lee) II.

 Falar a Mesma Coisa

Estamos aqui pela restauração do Senhor. Não estou fazendo o meu próprio trabalho nem vocês o seu. Todos estamos dando um único testemunho; todos temos os ombros sob os "varais" da "arca". Uma vez que todos estamos dando o único testemunho, todos devemos falar a mesma coisa (1Co 1:10). Mas, em determinados lugares, o falar está levando os irmãos para longe da restauração do Senhor. Tal falar pode não ser errado ou antibíblico. Talvez seja correto e bíblico, mas por fim guiará os santos na direção errada. Se seguirmos uma linha reta, atingiremos um objetivo correto. Mas se a nossa direção estiver errada, atingiremos o objetivo que não é o da restauração do Senhor. Mesmo depois de curto tempo, podem sobrevir problemas à restauração por meio de sua maneira de falar coisas bíblicas, ou seja, pelas boas mensagens que vocês liberam. Embora não haja nada de errado com seu falar, ele pode guiar os outros na direção errada. Se for assim, por fim isso se tornará um problema para toda a restauração.

A restauração não é meramente uma questão local. Apesar de a restauração estar em sua igreja local, a restauração é universal. Se você levar os que estão em sua cidade em uma direção diferente daquela tomada pela restauração, haverá duas direções: a direção na restauração como um todo e a direção em sua cidade. Se você ensinar algo de maneira que os outros sejam levados numa direção diferente, alguns talvez recebam seu ensinamento, mas muitos dos que estão na restauração do Senhor irão rejeitá-lo. Eles não irão "engolir" seu ensinamento. Pela experiência, sabemos que aquele que ensina diferentemente é o primeiro a ser sacrificado. Isso significa que se ensinar diferentemente, vocês correm o risco, não de sacrificar a restauração, mas a si mesmo.

 Todos precisamos praticar a palavra de Paulo a Timóteo: "Quando eu estava de viagem, rumo da Macedônia, te roguei permanecesses ainda em Éfeso para admoestares a certas pessoas, a fim de que não ensinem diferentemente" (1Tm 1:3 — RV). Em vez de ensinar diferentemente, devemos todos falar a mesma coisa.

Uma vez que fui eu que dei as mensagens de Estudo-Vida, para mim é bem embaraçoso falar sobre elas. Entretanto, posso dizer que a restauração do Senhor tem prosseguido pelo ministério. Se o ministério não tivesse vindo a esse país, a restauração não seria tão preva- lecente aqui. Ela veio por meio do ministério e tem prosseguido pelo ministério. Se vocês, então, falarem alguma coisa que é fora do ministério, certamente a restauração não seguirá esse falar. É um sonho pensar que toda a restauração siga o falar que é diferente do ministério.

Por isso, se falarem diferentemente, vocês excluirão a si mesmos da restauração pelo seu próprio falar. Ninguém os excluirá; vocês serão excluídos por seu próprio falar, seu próprio conceito e sua própria atitude.

Sem dúvida é verdade que a igreja em cada cidade tem sua própria jurisdição. Entretanto, temos categoricamente ensinado que cada igreja não é um Corpo de Cristo; todas as igrejas, juntas, são o único Corpo. Por causa disso, o que acontece num lugar afetará outros. Isso significa que o que vocês fizerem em sua cidade afetará a igreja em outras cidades.
As notícias correm. Além disso, os irmãos que agora estão em sua cidade mais tarde se mudarão para outra. Os que ensinam diferentemente não são capazes de deter o ministério na restauração do Senhor. Ele trouxe a restauração a este país e ainda a está conduzindo. Como pode o ministério receber ensinamentos dissidentes?

Os que ensinam diferentemente causarão problemas primeiro para si mesmos e depois para os outros e para a restauração. Causarão danos a outros e depois à restauração. Tal dano é responsabilidade dos que ensinam diferentemente. Todos precisamos ponderar sobre o que ministramos, pregamos e ensinamos. Isso significa que precisamos cuidar de todas as igrejas. Diante do Senhor, posso testificar que essa era a minha prática na China, e é minha prática hoje. Quando estava na China, falando em certa cidade, ponderava sobre como as outras igrejas poderiam ser afetadas pelo meu falar. Perguntava a mim mesmo: "Será que isso causará problemas às igrejas? Como isso as afetará? Será que toda a restauração será capaz de aceitar isso?" Percebia que se não refletisse sobre o que eu falava, poderia causar problemas. Poderia falar algo que a restauração como um todo não haveria de receber.

Poderia falar algo que os outros iriam rejeitar porque era contrário ao seu paladar. Um Paladar pelo Ministério Assim como as pessoas têm diferentes gostos por comida, também a restauração do Senhor tem um paladar pelo ministério que a tem edificado através dos anos. A restauração foi levantada com certo sabor. Aqueles que foram levantados com esse sabor rejeitarão qualquer sabor contrário. Isso significa que se vocês disserem algo contrário ao sabor da restauração do Senhor, o seu falar será rejeitado e vocês serão os primeiros a sofrer perda. Vimos muitos exemplos como esse no passado.

Em 1964, convidei certo irmão para compartilhar uma mensagem por dia em uma sessão de um treinamento. O ensino daquele irmão era muito bom, senão eu não teria pedido que viesse partilhar aquele treinamento comigo. Entretanto, o falar daquele irmão foi contrário ao paladar dos irmãos. Um irmão me disse que aquele ensinamento era muito filosófico. Isso indica que embora a restauração estivesse neste país a menos de dois anos, os irmãos já haviam adquirido o sabor da vida.

A respeito de uma questão como essa, é inútil argumentar sobre quem está certo e quem está errado. O importante aqui é que os santos têm um paladar e não aceitam o que é contrário a ele. Deixem-me dar uma ilustração do que quero dizer com paladar pelo ministério da restauração do Senhor. Uma vez, encorajei um irmão a comer pepino do mar, um prato chinês que aprecio muito. Embora o pepino do mar tenha sido preparado por um especialista e eu o tivesse recomendado enfaticamente, o irmão recusou-se a comê-lo porque era contrário a seu paladar. De semelhante modo, você pode pensar que o seu falar é bom,mas não é de acordo com o paladar da restauração.

Se você for sábio, conhecerá o paladar daqueles para os quais você está falando. Todas as igrejas na restauração foram levantadas por meio do ministério e os santos têm "comido" o ministério por anos a fio e têm um gosto por ele. Embora as igrejas tenham sido produzidas pelo seu falar, vocês agora começam a "servir" aos santos algo diferente do ministério, com alguma coisa que não está de acordo com o paladar deles. Se fizer isso, vocês causarão problemas para si mesmos. Assim como os pais terão problemas com os filhos se os forçarem a comer comida contrária ao gosto deles, também vocês terão problemas se esperarem que os irmãos "comam" algo contrário ao paladar da restauração do Senhor.

Os que ensinam diferentemente não são sábios porque não conhecem o ambiente, a situação, e a condição da restauração do Senhor.

A restauração foi levantada de forma específica. Os que ensinam diferentemente, na verdade estão tentando introduzir um elemento estranho; estão tentando inculcar uma partícula estranha no "corpo" da restauração. A restauração não aceitará nenhum elemento ou partícula estranha. Como já enfatizamos vigorosamente, o motivo é que os santos têm o seu paladar. Embora a restauração não seja controlada por ninguém, há nela um fator controlador, que é o paladar. A restauração tem um paladar específico porque tem certa vida que vem desde o nascimento. Assim como um ser humano nasce com uma vida que lhe dá certo pala- dar, também a restauração do Senhor nasceu com a vida que tem seu próprio paladar. Esse paladar é o fator controlador na restauração do Senhor. Ninguém consegue subverter esse fator controlador. Se tentarem subvertê-lo, vocês mesmos serão subvertidos.

Isso quer dizer que vocês na verdade subvertem a si próprios, separando-se da restauração do Senhor. Não insisto que todas as igrejas usem as mensagens de Estudo-Vida. Entretanto, desejo enfatizar que este ministério trouxe a restauração a este país e a tem ajudado e nutrido. A restauração tem crescido com a "comida" fornecida por este ministério. Agora é impossível que os santos mudem de paladar. Se vocês tentarem mudar o gosto dos irmãos, serão tolos, desperdiçarão seu tempo, e causarão danos. Se vocês sentem que o seu ensinamento é melhor que o da restauração do Senhor, vocês devem servir sua "comida" aos que têm gosto por ela.

Os que foram criados com certa comida podem ocasionalmente comer algo diferente. Mas em longo prazo, no viver diário, eles comerão o que combina com seu pala- dar e rejeitarão o que é contrário a ele.

Uma vez que essa é a situação entre os santos na restauração do Senhor, devemos ser sábios e aprender as verdades básicas para então servi-las aos santos. Se fizermos isso, todos ficarão felizes, e teremos uma situação de paz, não só entre os irmãos individualmente, mas também entre as igrejas, e no relacionamento das igrejas com o ministério.

A Natureza do Ministério Neotestamentário Se vocês puderem dar mensagens que combinem com o paladar da restauração do Senhor sem usar os Estudos-Vida, isso será maravilhoso. Tais mensagens serão proveitosas à restauração. Mensagens que combinam com o paladar da restauração realmente são parte do ministério neotestamentário. Ninguém deveria pensar que somente o que eu ministro é o ministério neotestamentário. Paulo, é claro, ministrava esse ministério; Martinho Lutero também ministrou parte dele. Muitos entre nós também o ministram.

Seja o que for que ministremos, tem de ser da natureza do ministério neotestamentário. Se determinado ministério é ou não parte do ministério neotestamentário, isso pode ser provado aplicando-se os princípios governantes: 1) o princípio do Deus Triúno processado dispensado ao Seu povo escolhido; 2) o princípio de Cristo e a igreja; 3) o princípio de Cristo, o Espírito, vida, e a igreja. Se o seu ensinamento pode passar por esse teste tríplice, ele é parte do ministério neotestamentário. Qualquer ministério que seja parte do ministério neotestamentário será bem vindo pelos santos na restauração do Senhor. Qualquer outro ministério, entretanto, somente causará problemas. (Treinamento de Presbíteros, Volume 3: A Maneira de Cumprir a Visão, pp. 157-164, Witness Lee)

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