quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Crescer em vida para...

O ministério de Paulo era completo a revelação divina (Cl 1:25-27) da economia neotestamentária de Deus, ou seja, o Deus Triúno em Cristo como Espirito que da vida produz os membros de Cristo para a constituição e edificação do Corpo de Cristo, para que o Deus Triúno tenha uma plena expressão - a plenitude Deus ( Ef 1:23; 3:19 )- no universo. Os escritos de Paulo foram completados por volta de 67 d.C. O seu ministério completivo foi danificado pela apostasia que precedeu e sucedeu a sua morte.

Um quarto de século depois, por volta de 90 d.C., os escritos de João foram produzidos. O ministério de João não era apenas remendar o ministério rompido de Paulo, mas também consumar toda a revelação divina tanto do Antigo como do Novo Testamento, tanto dos Evangelhos como das epístolas. Neste ministério, o centro é a vida divina. O Evangelho de João, que é a consumação dos Evangelhos, desvenda os mistérios da pessoa e da obra do Senhor Jesus Cristo. As epístolas de João ( especialmente a primeira ), que são a consumação das epístolas,  desvendam o mistério da comunhão da vida divina, que é a comunhão dos filhos de Deus com Deus pai e uns os outros.

 Por fim, Apocalipse de João, que é a consumação do N. T. e do A. T. ., tola e revela o mistério de Cristo como o suprimento de vida para os filhos de Deus, para Sua expressão, e como o centro universal do Deus Triúno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário