sexta-feira, 13 de abril de 2012

Viver Humano



"Igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas."
(2 Timóteo 2:5)

Todo cristão que conhece ao Senhor tem um desejo latente: Deixar este mundo para estar com o seu Senhor. Se você não deseja isso, se ainda gostaria de mais algum tempo para aproveitar este mundo, há algo faltando na sua experiência com Deus. Paulo disse que estar com o Senhor era muito melhor que continuar vivendo na terra (Fp 1:23).
Mas Paulo tinha um trabalho na terra; ele era um verdadeiro servo de Cristo, que vivia para servir as igrejas. Mesmo assim, cuidava de seu próprio sustento e até daqueles que com ele estavam, para não ser pesado aos demais irmãos (At 20:34).

Isso indica claramente que, além de nossa vida espiritual, do viver de reuniões e da comunhão e serviço ao Senhor, ainda temos que manter em dia nosso viver humano diário. Isso significa cuidar das nossas necessidades básicas como educação, trabalho, saúde; assim como de nossa família e dos assuntos humanos que são nossa responsabilidade: honrar compromissos financeiros, estar com a documentação do carro em dia, ter com que socorrer os necessitados, cuidar de nossos familiares e amigos, entre várias outras coisas.
A isso a Bíblia chama de "lutar segundo as normas". É um assunto muito sério que nos testa o coração diariamente. Nenhum crente será vencedor ignorando essas coisas. Nosso crescimento de vida é medido também por este aspecto humano e se não formos cuidadosos seremos reprovados quando vier o nosso Senhor.

Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel. (1 Timóteo 5:8)

 Que o Senhor seja generoso para conosco, por um lado não queremos ser só espirituais e deixar nosso viver humano de "qualquer jeito", mas por outro pedimos misericórida diante da lamentável situação atual: a grande maioria dos cristãos (e todos os falsos cristãos) vivem uma vida comum, materialista, ou seja, acreditam que a porção deles está nessa vida e que as bênçãos prometidas por Deus referem-se a bens materias, segurança, saúde, longevidade, de forma que, se alguém não tem isso é porque Deus não está com ele ou não o abençoou.
Que cada crente em Cristo possa encontrar o equilíbrio: uma vida digna do Senhor, contentando-se com aquilo que Ele preparou pra nós, mas tendo sempre em vista 1 Coríntios 15:19
"Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens."

Nenhum comentário:

Postar um comentário