quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A definição da economia de Deus

O que é a economia de Deus? A bíblia, composta de sessenta e seis livros, contém muitos ensinamentos diferentes, mas a vontade de Deus sempre foi e é o dispensar dele mesmo para dentro do homem. Ou seja,  a economia de Deus é o dispensar de Deus, que nada mas é do que ele dispensando a si mesmo a raça humana. Como Deus é dispensado por meio da sua economia. Em 2co.13:13 mostra-se os passos da economia de Deus pela trindade. Temos a graça do Filho, o amor do Pai e a comunhão do Espirito S. O amor, graça e comunhão são um único elemento em três estágios: o amor é a fonte, a graça é a expressão do amor, e a comunhão é a transmissão desse amor em graça. Deus é fonte, Cristo é a expressão de Deus, e o Espirito S. é a transmissão, trazendo Deus em Cristo para dentro do homem.

 A economia de Deus é desenvolvida do Pai no Filho e pelo Espirito.

                                                  ( 01) do PAI
Deus Pai é a fonte universal de todas as coisas. Ele é invisível e inatingível. Como poderia Deus Pai; que habita na luz inacessível (1Ti 6:16), estar dentro de nós? Como poderíamos ver o Pai invisível? Ele colocou a si mesmo em seu Filho, a segunda pessoa da trindade, a fim de  torna-se acessível ao homem. Toda a plenitude do Pai habita no Filho(Cl 1:19; 2:9) e é expressado por meio do Filho(Jo 1:18). Agora o Deus que era inacessível e invisível e inatingível é revelado em Cristo, a imagem de Deus (Cl 1:15) assim, o Filho e o Pai são um (Jo 10:30). Antes era impossível  o homem contatar Deus e sua natureza era exclusivamente divina. Mas agora ele não só se corporificou no Filho (Jesus) como se encarnou no homem.

                                                (02) no Filho
O segundo passo de Deus para se introduzir no homem é por meio da segunda pessoa da trindade, o Filho de Deus. A fim de compreender o segundo estagio da economia de Deus, precisamos saber o que Cristo é. Quais são os elementos que compõem Cristo? Quais são os ingredientes combinados que constituem Cristo? Há sete elementos básico que entraram nessa pessoa maravilhosa, que foram adicionados através de sua historia. Portanto estão Nele: a natureza divina, a natureza humana, a vida humana diária com seus sofrimentos terrenos, a eficácia de sua morte, o poder da ressurreição, o poder transcendente de Sua ascensão e a entronização. Todos esses elementos estão mesclados no único Cristo maravilhoso.
                                  (03) Por meio do Espirito
O Espirito de Deus no Antigo Testamento tinha somente um elemento: a natureza divina de Deus. Como o Espirito divino, ele não tinha os elementos da natureza humana, a vida humana diária, a eficácia da morte, a ressurreição e entronização. que é o Espirito Santo? É o Espirito da verdade(Jo 15:26). Mas que é verdade? O significado da palavra grega “verdade” é realidade. Por isso, o Espirito S. é o Espirito da realidade, a realidade plena de Cristo. Assim como Deus esta corporificado em Cristo, assim também Cristo é percebido na Pessoa maravilhosa do Espirito Santo. ”Ora, o Senhor é o Espirito” (2 Co 3:17). Este versículo prova que o Espirito não estar separado de Cristo. O Senhor é o próprio Cristo e é mencionado como Espirito. ”O ultimo Adão tornou-se o espirito que da vida” (1Co 15;45”; novamente a Bíblia enfatiza que Cristo, o ultimo Adão, é o Espirito Santo. Além disso, Deus Pai é também o Espirito(Jo 4;24). Portanto, todas as três Pessoas da Deidade são o Espirito. Se Deus Pai não fosse o Espirito, como poderíamos contatá-lo? Além disso, se Deus Filho não é o Espirito, como Ele poderia estar em nós e como poderíamos experimenta-lo? Porque o Pai e o Filho são ambos o Espirito, podemos contatar Deus e experimentar Cristo. Observem os versículos seguintes: “Um só Deus e Pai(...)o qual esta em todos”(Ef 4:6) “Jesus Cristo esta em vós” (2Co 13:5). “Seu Espirito que em vós habita”(Rm 8:11). Estes três versículos revelam que Deus Pai, Deus Filho e Deus Espirito estão em nós. O objetivo da economia divina é dispensar o Deus Triúno em um Espirito ao nosso espirito humano. Por isso, precisamos agora focalizar toda a atenção em viver pelo Deus Triúno que habita em nosso espirito. Se nos desviarmos disso, não importa quão boas e bíblicas possam ser as outras coisas, nós certamente perderemos o ponto crucial da economia de Deus. O Senhor hoje estar restaurando Seus filhos, levando-os a se centralizar nesse ponto crucial que é a economia divina
                                                                ( Texto extraído do livro A economia de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário