quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Negar-se a Si Mesmo Para Seguir o Senhor


Negar a si mesmo, tomar a cruz e seguir o Senhor, conforme menciona Mateus 16:24, podem parecer ações simples, mas, na verdade, temos dificuldade de praticá-las. Isso ocorre porque muitas vezes reconhecemos apenas a necessidade de rejeitarmos o que é ruim em nossa alma, retendo o seu lado bom. O Senhor, contudo, não disse que devemos rejeitar apenas o lado ruim, mas negar a nós mesmos. Isso inclui tanto o que é ruim quanto o que achamos ser bom, ou seja, é necessário perder nossa vida da alma, perder nosso ego.

Até mesmo uma verdade bíblica pode servir para alimentar nossa vida da alma se a tomarmos de forma doutrinária, como mero conhecimento mental (1 Coríntios 8:1). Se, no entanto, procurarmos praticar as verdades da Bíblia (Tiago 1:22, 3 Jo 4), elas se tornarão realidade em nossa experiência diária, o que nos capacitará a governar com Cristo no reino vindouro.

Infelizmente, ainda somos imaturos porque nossa vida da alma é muito forte. Por vezes, o Senhor quer que façamos determinada coisa, mas fazemos o que queremos. Mesmo quando servimos a Deus, julgamo-nos capazes de fazer tudo que Ele espera de nós. O Senhor quer nos levar a uma experiência mais profunda.

A experiência do apóstolo Pedro também retrata que essas palavras não são tão fáceis de praticar quanto parecem. Pedro esteve com o Senhor desde o início de Seu ministério e foi escolhido para ser um dos doze apóstolos. Contudo, embora quisesse seguir seu mestre e certamente desejasse fazer Sua vontade, a Bíblia registra que, em diversas ocasiões, ele falhou (Mateus 26:33-35, cf. vs. 69-75).

Negar a si mesmo implica negar a opinião própria e, entre os líderes na vida da igreja, esse assunto é particularmente importante. Muitos deles acham que suas experiências seculares de liderança são suficientes para a função que o Senhor lhes incumbiu. São semelhantes ao povo de Israel no monte Sinai, quando disseram: “Tudo o que o Senhor falou faremos” (Êxodo 19:8). Administram a igreja de acordo com suas capacidades, pontos de vista e opiniões. Como resultado disso todos os que são liderados por eles terão um grande risco de viver por si e para si mesmos.

Aqueles que vivem ou lideram baseados em seu ego, têm muitos argumentos, justificativas, razões e conceitos; têm seu próprio pensamento, sua maneira de fazer as coisas. Deus, no entanto, deseja que confiemos e dependamos Dele, que nosso viver e agir seja a expressão da Sua vida trabalhada em nós.

Precisamos saber que a igreja não é uma organização humana ou um grupo religioso, mas o reino de Deus, no qual Ele faz Sua vontade. Por essa razão, não podemos em absoluto, servir a igreja com nossa vida da alma. O nosso ego não deve prevalecer na igreja, pois, do contrário, a vontade de Deus não poderá ser feita.

Trecho extraído do livro “O Caminho Para Viver e Reinar com Cristo”, de Dong Yu Lan, publicado pela Editora Árvore da Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário